Feiras e Eventos 8/5/2019 Novas tecnologias Parker empolgam fabricantes de equipamentos agrícolas
Imagine tratores com tração elétrica, plantadeiras muito mais eficientes e outras máquinas agrícolas monitoradas remotamente pela internet. Tudo isso se tornou realidade ao alcance das mãos para aqueles que visitaram o estande da Parker na Agrishow 2019, realizada entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). 

Referência no fornecimento de soluções para o mercado agrícola, a Parker apresentou no evento suas mais recentes tecnologias desenvolvidas para otimizar o desempenho de máquinas e equipamentos mobil. “Nossa participação foi um sucesso, tanto pelo contato direto com os produtores, interessados em acessar nossa rede de distribuidores autorizados para a aquisição de peças e componentes, quanto pelas parcerias iniciadas ou fortalecidas com os principais fabricantes de máquinas para este setor”, conta Rafael Martins, engenheiro de Aplicação da Parker. 

Eletrificação e IoT

Rafael conta que diversas soluções Parker exibidas no evento empolgaram os visitantes por seu ineditismo e elevado potencial de agregar valor aos equipamentos agrícolas. Entre elas destacaram-se o Motor GVM, que foi mostrado em uma aplicação prática, aliado ao Drive Mobil Série MC e ao controlador IQAN-MD3. Este motor elétrico de alta eficiência foi desenvolvido para substituir motores a combustão e motores auxiliares, com a grande vantagem de ser atualmente o mais compacto motor elétrico do mundo para aplicações veiculares.

Outras atrações da Parker na Agrishow foram o Downforce, sistema de controle pneumático para plantadeiras de grãos que possibilita o plantio mais homogêneo das sementes, resultando em uma germinação uniforme, e as soluções de Internet das Coisas (IoT) aplicadas às máquinas agrícolas. Essa tecnologia Parker amplia a produtividade por meio dos sensores sem fio SensoNODE, que permitem o monitoramento remoto das condições dos equipamentos em campo e a manutenção preditiva com base em dados coletados em tempo real.

Negócios crescentes

Considerada a principal exposição de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo, a Agrishow 2019 - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, registrou alta de 6,4% na realização de negócios entre expositores e compradores em relação ao ano anterior, o que representou volume de R$ 2,9 bilhões. O evento recebeu 159 mil visitantes, em sua maioria compradores e produtores rurais vindos de todas as regiões do País e também do exterior.

Para João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), esta foi a melhor Agrishow dos últimos dez anos. “Com a Agricultura 4.0, vivemos uma verdadeira revolução, por meio da robótica, inteligência artificial e Internet das Coisas que, embarcadas nas máquinas e implementos, estão mudando o cotidiano do agronegócio e a produtividade no campo”, disse.

A próxima edição da Agrishow será realizada em 2020, entre os dias 27 de abril e 1º de maio.
Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2019