IoT 9/7/2020 Entendendo a diferença entre M2M e IoT
Pode parecer difícil distinguir entre os termos M2M (Machine to Machine ou, em português, Máquina a Máquina) e IoT (Internet das Coisas). Embora ambas as tecnologias envolvam compartilhamento de dados e configurem soluções de conectividade para empresas, elas se diferenciam na forma de obter essa conectividade. 

Ao analisar seus princípios básicos e aplicações, encontram-se várias diferenças entre essas soluções. M2M se refere à comunicação direta entre dispositivos como máquinas, equipamentos e smartphones. Nela, a comunicação é realizada utilizando-se canais com ou sem fio, enquanto a tecnologia IoT se baseia em sensores capazes de coletar e analisar dados em tempo real. A conectividade dos sensores pode ser estabelecida sem intervenção humana. 

Pode-se entender a IoT como a "versão ampliada" da conectividade, que por sua vez é movida pelos avanços das aplicações M2M. O principal objetivo da solução M2M é permitir às empresas coletar e gerenciar dados remotamente por meio da conexão de equipamentos em nuvem. Por outro lado, IoT é uma tecnologia de massa que se aplica tanto às empresas quanto aos consumidores. 

Sistema abrangente

A tecnologia IoT corporativa está se tornando cada vez mais popular. Ela eleva a comunicação a um patamar superior, pois facilita o rastreamento e o gerenciamento de ativos – como faz por exemplo a solução IoT Mobil para equipamentos fora de estrada da Parker.

Assim como o nome sugere, a tecnologia M2M simplesmente conecta máquinas a máquinas, ao passo que a IoT utiliza essa conectividade entre máquinas, integrando a ela aplicativos web e conectando-a à nuvem. Enquanto a M2M emprega sistemas isolados de sensores e registros de dados coletados e mensurados remotamente, a tecnologia IoT centraliza sistemas distintos em um único sistema abrangente para viabilizar novas aplicações. 

A IoT consegue isso porque integra os dados de dispositivos e sensores, relatórios analíticos e outras aplicações móveis da empresa ao "big data". Resultados expressivos como esses raramente são alcançados apenas com soluções M2M.

Controle remoto


Além de permitir manutenção prognóstica, a IoT também otimiza processos e operações. Por exemplo, a solução IoT Mobil da Parker registra e armazena todos os dados em nuvem, permitindo visibilidade e ajustes nas operações da máquina em tempo real. Fabricantes de equipamentos e seus clientes podem acessar e analisar remotamente dados de desempenho a fim de identificar tendências de uso e corrigir rapidamente os problemas gerados em campo.

A Internet das Coisas (IoT) é mais que a conectividade entre dispositivos, uma vez que ela atua como uma rede de dispositivos conectados. Veja o quadro comparativo entre as duas soluções.

É certo que M2M e IoT têm aspectos em comum, já que as duas oferecem acesso remoto a dados de equipamentos e ambas transferem informações entre máquinas sem intervenção humana, permitindo a tomada autônoma de decisões. Porém, vale notar que são tecnologias corporativas que oferecem diferentes níveis de transferência e coleta de dados. 

M2M e IoT se distinguem na forma em que obtêm a conectividade, no que podem conectar, na escalabilidade que oferecem e na maneira como os dados são utilizados. Ambas, no entanto, têm o objetivo de levar a indústria a um patamar mais conectado e inteligente.

Tecnologias comparadas:


M2M: Comunicação direta entre máquinas/ IoT: Automação de sensores com plataforma de internet
M2M: Suporta comunicação ponto a ponto/ IoT: Suporta comunicação em nuvem
M2M: Dispositivos não contam necessariamente com conexão à internet/ IoT: Dispositivos contam com uma conexão de internet ativa
M2M: Tecnologia baseada principalmente em hardware/ IoT: Tecnologia baseada em hardware e software
M2M: Geralmente se comunica com uma máquina por vez/ IoT: Vários usuários podem acessar os dados ao mesmo tempo pela internet
M2M: Pode conectar um dispositivo via mobile ou outras redes/ IoT: A entrega de dados depende de um protocolo de internet (IP)

Saiba mais sobre IoT ao mandar um e-mail para falecom@parker.com.

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2019