Suporte 6/8/2019 Atualize seus conhecimentos sobre segurança de sistemas pneumáticos
A Parker acaba de disponibilizar ao mercado três materiais técnicos sobre segurança de sistemas pneumáticos. De forma didática, eles instruem os profissionais da indústria sobre, por exemplo, como monitorar sistemas para evitar falhas e quais fatores devem ser avaliados para que o dispositivo seja instalado corretamente.

O primeiro deles, o white paper "Válvulas de Segurança de Exaustão Pneumática – O que você precisa saber", ensina a realizar o correto monitoramento de equipamentos pneumáticos e apresenta conceitos básicos sobre as válvulas de segurança, assim como sua correta aplicação. 

Denominado "Distância de Parada Segura com Válvulas de Segurança de Exaustão Pneumática", o segundo white paper mostra como calcular o correto posicionamento dessas válvulas com base em normas internacionais e fórmulas, a fim de garantir o aproveitamento total de seus benefícios. 

Por fim, o terceiro informativo dessa série é o "Guia de Integração da Válvula de Segurança de Exaustão Pneumática P33", que traz as melhores práticas para integrar essas válvulas aos circuitos de controle. 

Função essencial

Uma vez que nos processos industriais os componentes pneumáticos estão diretamente relacionados à segurança do sistema de controle, deve-se sempre considerar a instalação de uma válvula de segurança no sistema de preparação do ar comprimido. 

Originadas a partir dos padrões de segurança ISO (EM ISO 13849 e ISO 13118:2000), as válvulas de segurança de exaustão pneumática foram projetadas para garantir rápida exaustão de ar em casos de falha e gerar segurança aos colaboradores que operam máquinas e equipamentos pneumáticos industriais. 

O emprego dessas válvulas permite desligar automaticamente o fluxo de energia pneumática, interrompendo o fornecimento e esgotando a pressão do ar na saída da máquina de forma confiável e segura.

Cobertura monitorada 

Nos sistemas pneumáticos, o correto alívio da pressão evita que aconteçam movimentos inesperados causados pelo acúmulo de ar no momento do desligamento dos sistemas. Portanto, é necessário monitorar de forma precisa e eficaz esse processo.

Para atender essa demanda, a Parker desenvolveu a linha de Válvulas de Segurança P33, que possibilitam o monitoramento externo, drenando rapidamente o ar do equipamento em caso de paradas ocasionadas por falhas ou outras condições emergenciais.

Monitorada por CLP ou relé, esta família de válvulas apresenta também a vantagem do tamanho compacto. Seus sensores de pressão garantem o fechamento caso ocorram movimentos assíncronos em seus elementos.

Acesse os links e baixe os informativos:

Baixe o white paper "Válvulas de Segurança de Exaustão Pneumática – O que você precisa saber"
Baixe o white paper "Distância de Parada Segura com Válvulas de Segurança de Exaustão Pneumática"
Acesse o catálogo "Guia de Integração da Válvula de Segurança de Exaustão Pneumática P33"

Saiba mais sobre as válvulas de segurança Parker: ligue 0800 727 5374 ou mande um e-mail para falecom@parker.com.

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2019