3/9/2020 Como solucionar vazamentos em pórticos de conexões

Quando o assunto é vazamento, não se deve fazer suposições. É necessário avaliar todas as possíveis causas antes de realizar a manutenção. Se o reparo for feito apenas com base nos sintomas, a verdadeira causa do vazamento pode passar despercebida, vindo a gerar gastos expressivos no futuro.

No caso de vazamentos em pórticos de conexões, pode ser necessário desmontar toda a conexão para ter um diagnóstico preciso da causa. Conheça a seguir os principais fatores que geram vazamentos nesses componentes.

O-ring/vedação danificados ou ausentes

Examine atentamente O-rings e vedações e avalie se estão deformados ou desgastados. Os danos podem ser quase imperceptíveis, por isso, observe com cautela.

Caso o O-ring esteja danificado, é necessário substituí-lo cuidadosamente, evitando que a rosca da conexão o danifique. Recomenda-se o uso de lubrificante para que o O-ring deslize até a cavidade adequada.

Também é possível que o O-ring esteja ausente devido a erro durante a montagem. Um O-ring ou vedação deve estar acomodado na cavidade da conexão ou emparelhado com o anel de retenção. Se você não encontrar o componente nesses pontos, consulte o fabricante da conexão para verificar se ele deveria estar incluído.

Continue lendo

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2019